Escolha uma Página

Blog da Karine

Feito com muito ❤

Corona Vírus – Você já tem seu plano B?

por | mar 12, 2020 | Estratégias, Gestão de crises | 0 Comentários

Você já tem uma estratégia para uma possível histeria coletiva?

Tempestades são imprevisíveis, elas podem tanto dispersar ou arrasar uma cidade.

Chegou ao Brasil, nesta semana, os primeiros casos do corona vírus. Essa é a hora de muitas empresas repensar sua curva de valor para dentro da plataforma digital. Nesse momento que o mundo exige que sejamos responsáveis e utilizemos mais o online promova o relacionamento invertido, cancele os cafezinhos com clientes e em troca disso use o hangouts e e-mails.

Escolha ressignificar essa crise em oportunidade e seguir espalhando seu conteúdo e seu talento por outros caminhos. Não podemos negligenciar, esse será um momento de reflexão e engrandecimento pessoal.

Sabemos que existe uma tempestade se aproximando, precisamos saber é se nossas janelas tem reforço suficiente para suportar. Também sabemos que vai passar, mas não sabemos quanto tempo isso vai levar, então esteja preparado para trabalhar de casa pelo tempo que for necessário. Haverá crise sim, mas vamos seguir focados na oportunidade.

Gestão de crises

As mudanças acontecem o tempo todo, as vezes elas aparecem sem esperar, sem planejar, e muitas coisas mudam, isso nem sempre é confortável e geralmente implicam e novos desafios. E então? Você sabe aproveitar as oportunidades? Sabe ressignificar uma crise?

Alinhando isso a um mindset positivo pode ser uma fonte poderosa de vantagem competitiva. Essa é a hora de pensar fora da caixa! Lembre que a peça mais importante nesse quebra cabeças pode estar dentro da empresa, o cliente também será atraído com mais leveza.

Dar outro significado

Falei AQUI, na semana passada sobre ESCOLHAS e o conceito de valor baseado na experimentação. Você pode escolher ressignificar as coisas ou deixar como estão. Tudo na vida pode ter duas ou mais faces, depende do tipo de entendimento que você dá.
Se você ama o mar é por que ele te traz boas lembranças, de momentos de descanso, férias, infância. Mas se a sua experiência não for boa, se você se machucou ou se afogou em alguma ocasião, o mar pode não ter o mesmo significado. É você que escolhe amar o mar ou não, mas pense que pode deixar de ganhar bons momentos no futuro se você culpar o mar pelo que aconteceu de ruim.

Estratégias

Existe uma estratégia de marketing chamada Oceano Azul,, gosto muito dela, ela é baseada na ressignificação, com o objetivo de reconstruir a curva de valor, inovando! Pra mim, é a melhor tradução para INOVAÇÃO que já vi até hoje. “A Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”, de Kim e Mauborgne (2005).

Imagine uma estratégia militar em que existem dois grupos de soldados defendendo sua fronteira. Vindos de lados opostos eles vão bater de frente um com o outro destruindo cada um dos inimigos. Ganha que combater primeiro. Esse é o princípio do mercado atual, superar o concorrente para avançar, mesmo que isso demande de redução de lucros e capacidade de crescimento. Já na estratégia do Oceano Azul a concorrência é irrelevante. Isso mesmo! Ultrapassar fronteiras encontrando novos caminhos, abandonando os esforços de vencer o concorrente inventando um novo setor ou segmento.

Alguns empreendedores saíram na frente:

A Brindes NH dando show no quesito aproveitar a oportunidade.
contato: mariela@brindesnh.com.br

Você acha que vende?
Então eu lhes digo: o estoque acabou em menos de 24 horas. A Brindes NH enxergou a oportunidade! E o reflexo disso qual foi? Sim, o seu público alvo também está se preparando para a crise. Tem pessoas fazendo estoque de comida em casa.

Nós estamos criando estratégias com os clientes por aqui. A cada estratégia concluída vou compartilhar com vocês. Enquanto isso, organize o seu GOOGLE DRIVE #ficaadica

Endereço

Av. Cristóvão Colombo, 2533/101
Porto Alegre - RS
Bairro Auxiliadora
CEP: 90560-005

Contato

(51) 9 9521-3444
ferramentasdemkt@gmail.com