Escolha uma Página

Blog da Karine

Feito com muito ❤

COVID19 – Qual será o seu legado?

por | abr 3, 2020 | Design Thinking, Gestão de crises | 0 Comentários

Hora de acordar do sono profundo, se você ainda não tomou consciência, faça isso logo. O cenário é catastrófico, pessoas, talvez bem próximas, irão morrer, estamos apenas começando, cuide para que não seja você.

O mundo está ao contrário e ninguém reparou, disse Cássia Eller

O mundo está morrendo, e o mais triste é que não é de COVID vírus, é de ignorância! Se houvesse mais investimento em ciência, e menos futebol, poderíamos estar melhor informados hoje, enquanto isso o Big Brother está “bombando”. Fiz a besteira de escrever um comentário, ontem, em um post de um desses instagram que tem milhares de seguidores e milhares de erros de português, e fui bombardeada de xingamentos. Postei e saí, quando acordei hoje, tinham mais de 100 comentários raivosos e tóxicos, apaguei logo, né. O Post era sobre aquele ator da Globo que está falido, ele estava sei lá, chorando por que não ganhou um carro. Eu escrevi: – Se eu chorar também, eu ganho um carro ou vou ter que seguir trabalhando? Aí deu…
Tristeza qé ler aquelas mensagens e pensar que aquelas pessoas estavam sentido aquilo que estava falando…

Disseminação do ódio

Cospirações, brigas pela internet, pela janela! O QUE É ISSO GENTE???

Um amigo me mandou uma foto de uma família passando fome e disse que pra mim era fácil ficar em casa e não sair para trabalhar!

Oi? Mas o que é isso??? A hiprocrisia tomou conta?
Eu fico em casa por que eu posso, para que os serviços essênciais possam ir trabalhar!! #Fato
Infelizmente não tenho como ajudar a todos. Mas se cada um cuidar de si, estará fazendo a sua parte para cuidar de todos, que parte dessa frase você ainda não entendeu?

É aquela velha história que a mãe dizia: “Se todo mundo pular de um precipício você também tem que pular, Karine?”. Graças a minha mãe, hoje eu sei que NÃO SOU TODO MUNDO. Se cada um cuidar do seu nariz todos vivem feliz!
Eu to fazendo a minha parte, to ajudando amigos que tem empresas a criar estratégias para a crise dentro do digital, essa é a minha maneira. Se eu fosse médica estaria no hospital se eu fosse caminhoneira, estaria na estrada levando comida e mantimentos… Também faço parte de um grupo de voluntários, quem quiser ajudar me chama no whats 51 995213444. Esse é o legado que eu quero levar, o de olhar para o lado, para aqueles que estão próximos a mim, abraçar mais minha mãe, conversar mais com os visinhos, ver mais os amigos, a fome na Etiópia, infelizmente não está ao meu alcance!

Aprender a pensar no próximo acredito que seja o maior desafio para a humanidade.

Vivemos uma guerra privilegiada, no conforto do nosso lar, não cairão bombas em nossas cabeças, nem seremos levados para dentro de câmaras de gás. Eu sei que muitos irão dizer, isso, mas você tem uma casa confortável e quem não tem? Esse problema não é de hoje, não é? Então, sem dramas e nem hipocrisias, se você não ajudou antes, quem sabe agora tome consciência! Como eu disse acima, se nos preocuparmos apenas com o que está ao nosso alcance, já estaremos fazendo a nossa parte. Faça bem ao próximo, é assim que fará bem ao mundo.
Hipocrisia não terá mais espaço no nosso novo mundo, que Deus me ouça, amém!

Então chega de reclamar que não agüenta mais ficar em casa, PFV! Já pensou ficar preso em uma cama?

Hora de desacelerar, e pensar qual é o real sentido da vida? Crescer e evoluir como ser humano ou acumular bens? Cuide dos idosos, das pessoas do grupo de risco, cuide dos animais de rua, dê comida aos mendigos, apóie o médico, o motorista, o lixeiro, o vizinho, faça tudo isso para ocupar seu tempo, mas cuide especialmente de você, da sua vida!

Não é hora de politicagem

Sabem os respiradores que o Brasil comprou da China? Pois é, a compra foi cancelada e a China mandou os aparelhos para os EUA.

Nunca me considerei melhor ou pior do que ninguém, só acho que cada um deveria aproveitar esse momento pra olhar pra dentro se sí e parar de usar a política como desculpa.
Informe-se, veja o que está acontrecendo em outros países, saia da bolha, não tem nada a ver com o Bolsonaro. Aliás, não existe briga política, é uma briga interna de um unico segmento. De um lado o Ministro da Saúde, criando estratégias de combate ao vírus e dizendo que está ouvindo os cientistas, e do outro lado o chefe dele dando uma de louco, desperdiçando tempo e dinheiro quando não temos nem um e nem outro. Esse é o momento em que precisamos de líderes fortes, confiantes, que nos mostrem soluções, que nos deixem seguros.
Se tem alguém ainda pensando que no Brasil vai ser como na Itália, Espanha ou EUA, olhem para essa imagem ao lado e lembre-se, nós não somos país de primeiro mundo, nós somos como o Equador.

A solidão, os pensamentos ruins e o medo

Fiquei exatos quatorze dias dentro do meu AP de 50m² e ontem fui para a rua pela primeira vez. Não sei nem descrever a sensação que tive, mas era esquisita, me pareceu medo. Fui ao mercadinho do bairro, conheço os “gringos” de lá há 7 anos, mas o clima estava desconfortável, bem diferente do normal. A verdade é que eu ainda tinha água em casa, mas quis repor a bambona, quis mesmo sair um pouco. Vendo agora, não acho que tenha sido bom, fico pensando onde eu toquei que outras pessoas tocaram. Enfim, coisa maluca essa, mas como vem sendo dito: “prefiro pecar pelo excesso”. Só sei que se eu tinha alguma propensão ao TOK, essa é a chance kkk

Controlar a situação não está ao seu alcance, mas controlar minha reação diante dela, sim! E é por isso que decidi comprar, a partir de agora, no mercadinho do bairro. Apesar de ser bem mais caro, eu opto por ajudar quem está mais próximo a mim. Não sou responsável pelo mundo, mas do que está ao meu alcance.

Foca no processo

Calma, uma coisa de cada vez, PFV. Use seu tempo para pensar e produzir. Arrumar guarda roupas conta, mas isso se faz em um dia, ok? Trabalhe no alinhamento da sua imagem e conteúdo, pense onde você poderá contribuir mais no seu trabalho, crie novas estratégias que poderão ajudar a solucionar problemas.

Tem uma técnica que eu gosto muito, é o Design Thinking que tem como conceito aumentar a curva de valor baseado na experiência adquirida com os problemas/gargalos e em como ressignificar os erros. Todos os livros de auto ajuda dizem que temos que aprender com os erros, para nunca mais repeti-los. Evoluir é reconhecer para melhorar sempre.

Design Thinking – DESENHE!

Quem trabalha com marketing digital está acostumado com mudanças e sabe que nada está escrito em pedras e por isso que o Desing Thinking é um novo sistema de gestão. Em tese é basicamente desenhar o funcionamento de gestão e sistemas, desenhar mesmo, fazer com que todos os processos da empresa conversem entre si. Faça imersões para encontrar a origem dos problemas, converse com todos os colaboradores para saber a sua versão. Aproveite a hora de se aproximar do problema e mergulhar nas implicações da empresa, estudar o ponto de vista de cada atividade e os caminhos até o consumidor final. A busca da oportunidade a partir da necessidade e dos problemas. É ver o lado bom pelo lado ruim.

Inovação

Seguimos nas estratégias, a estratégia do Oceano Azul é a melhor tradução para INOVAÇÃO que já vi até hoje. “A Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”, de Kim e Mauborgne (2005).

Imagine uma estratégia militar em que existem dois grupos de soldados defendendo sua fronteira. Vindos de lados opostos eles vão bater de frente um com o outro destruindo cada um dos inimigos. Ganha que combater primeiro. Esse é o princípio do mercado atual, superar o concorrente para avançar, mesmo que isso demande de redução de lucros e capacidade de crescimento. Já na estratégia do Oceano Azul a concorrência é irrelevante. Isso mesmo! Ultrapassar fronteiras encontrando novos caminhos, abandonando os esforços de vencer o concorrente inventando um novo setor ou segmento.

E agora, com a crise econômica, onde você vai cortar gastos?

Nós sabemos que estamos sendo desafiados a fazer a economia girar, comprar aqueles pacotes de beleza com ótimos descontos, comprar o pacote da academia, comprar no mercadinho do bairro e tudo mais. Mas todos teremos problemas financeiros, pensa o que é realmente essencial, assim como os profissionais essenciais que estão na rua por você.
No momento, locomoção é uma despesa que não mais faz tanto sentido. Penso que os coworks também serão boas alternativas, é um custo mais baixo de aluguel, os serviços incluem, internet, telefone, secretárias (os). Agora sim, cada um na sua bolha pensando e se precisar de mim e de soluções digitais, é só chamar!

Como fazer negócios mais digitais?

Criar estratégias de marketing não é o mesmo que criar post para o Facebook. Pense em uma ambiente digital que possa compactar o seu trabalho e interagir com os seus clientes e o que antes parecia impossível, agora é nescessário, que é: FAZER TUDO ISSO SEM SAIR DE CASA!!! Por aqui, vibramos soluções!!

E agora está definitivamente provado que: O BARATO CUSTA CARO!! PRESTE ATENÇÃO: Se antes você chutava uma pedra e encontrava 20 “especialistas” em MARKETING, imaginem agora. Eu que estou estudando há anos não tenho tanta segurança em afirmar que sou especialista #reflita

Endereço

Av. Cristóvão Colombo, 2533/101
Porto Alegre - RS
Bairro Auxiliadora
CEP: 90560-005

Contato

(51) 9 9521-3444
ferramentasdemkt@gmail.com